QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS EPIs?

A definição de EPI está no artigo O QUE SÃO EPIs?. E qual seria a importância dos EPIs? Os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, são necessários em diversas empresas que possuem áreas e situações de risco. O objetivo é evitar ou diminuir o impacto de acidentes e proteger o funcionário de lesões e complicações ligadas a saúde.

Alguns setores de empresas possuem máquinas que fazem ruídos, empilhadeiras, produtos químicos e diversos objetos e componentes que podem colocar os funcionários em risco tanto de saúde como de segurança. Por isso a importância dos EPIs. A proteção é vantajosa para o trabalhador que terá mais qualidade de vida e para a empresa que não terá funcionários afastados ou lesionados.

O que tem chamado muito a atenção das empresas são as doenças ocupacionais. São doenças desenvolvidas a partir da atividade que o funcionário exerce. Por exemplo: se o trabalho exige que a pessoa fique exposta a ruídos e barulhos constantes durante muito tempo, pode desenvolver a chamada PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído).

Algumas doenças ocupacionais frequentes em empresas são: PAIR, DORT/LER (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho / Lesão por Esforço Repetitivo), Asma Ocupacional, Antracose (lesão pulmonar), Dermatose ocupacional (tipo de alergia na pele), Câncer de pele, Catarata, Contaminação e Doenças psicossociais (doenças emocionais/depressão).

O uso dos EPIs impede que muitas doenças ocupacionais ocorram, preservando os funcionários e proporcionando a qualidade de vida que é essencial.

Comments are closed.