QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SIPAT PARA A EMPRESA?

Algumas pessoas podem questionar se a SIPAT é realmente necessária para as empresas. Muitos podem achar que estão perdendo tempo de trabalho ou não dão o devido valor ao que a SIPAT propõe. Qual é a importância da SIPAT para a empresa?

A SIPAT é uma semana de conscientização, prevenção de acidentes e problemas de saúde. Então, podemos dizer que não é perda de tempo, e sim ganho de tempo! Afinal, caso algum funcionário se acidente ou adoeça, será afastado. Aí sim será uma pessoa a menos a trabalhar. E pode piorar quando mais de um funcionário precisa se ausentar.

A importância da SIPAT para a empresa se dá por diversos motivos como: lembrar os funcionários de que as regras de segurança devem ser seguidas minunciosamente, alertar para a prevenção de doenças físicas e emocionais, oferecer alternativas de cuidados com o meio ambiente e propor atitudes que podemos adotar para colaborar com uma vida de qualidade e um mundo melhor.

Como a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, costuma programar uma SIPAT com atividades descontraídas, que fogem de dar “lição de moral” e buscam colocar o conteúdo dos temas de forma leve, algumas pessoas podem não dar valor a esta Semana. Porém, a SIPAT não precisa necessariamente ser maçante e tediosa para ser levada a sério. Basta todos termos a consciência de que é melhor prevenir do que remediar.

Comments are closed.