QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA SIPAT?

Afinal, quais são os objetivos da SIPAT? Podemos dizer que o maior objetivo da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, é conscientizar a todos os componentes e funcionários da empresa sobre segurança e saúde dentro e fora do ambiente de trabalho.

Na semana da SIPAT, a reflexão sobre alguns temas mostra que cada um pode fazer sua parte. A intenção é prevenir acidentes no trabalho e proporcionar qualidade de vida para os funcionários.

A SIPAT não deve ser vista como uma semana de recreação ou férias. As atividades podem ser lúdicas e bem humoradas, podem sair bastante da rotina da empresa, mas um dos objetivos da SIPAT é separar uma semana para se pensar nas atitudes corretas e seguras que devemos tomar todos os dias.

A empresa deve ter essa consciência de que a SIPAT existe para inclusive reforçar as mensagens de segurança que podem estar sendo esquecidas ou, na prática, mal executadas.

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é responsável por organizar a SIPAT e identificar quais temas cabem na programação de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo, se já ocorreram alguns acidentes com empilhadeiras ou os funcionários não usam os EPIs corretamente, o tema escolhido pode ser “Segurança no Trabalho”.

A SIPAT ocorre em empresas com trabalhadores que possuem um salário. Independentemente do número de funcionários ou dos graus de risco a que estão expostos, a SIPAT deve acontecer visando sempre melhorar o ambiente de trabalho em relação à segurança, saúde e bem estar.

É importante também os próprios funcionários terem voz ativa na semana da SIPAT e ao longo do ano. Os membros da CIPA podem aproveitar a oportunidade da semana da SIPAT para avisar a todos os funcionários e colaboradores que caso vejam algo que precise de reparo, manutenção ou alguma atitude de segurança, para avisar a empresa que poderá solucionar o problema. Muitas vezes, os técnicos de segurança não estão cientes de que algo precisa ser concertado e passa despercebido até acontecer um acidente. Por isso, é sempre bom ter algum sistema de comunicação entre os funcionários e os responsáveis por resolver essas questões de segurança.

Comments are closed.