O QUE SIGNIFICA SIPAT?

O SIGNIFICADO DA SIGLA SIPAT

A sigla SIPAT está presente em diversas empresas durante uma semana inteira. E o que significa SIPAT? Antigamente, não existia uma preocupação em relação à segurança dos trabalhadores ou à prevenção de acidentes. Muitas pessoas se lesionaram ao longo do tempo. O número de acidentes fatais em construções civis, por exemplo eram gigantesco. Mas afinal o que significa SIPAT?

A SIPAT, é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, é uma semana em que as empresas se dedicam a realizar atividades para seus funcionários e colaboradores, visando a prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

SIPAT PERANTE A LEI

De acordo com a lei, na Regulamentação pela portaria nº 3214, NR-5, item 5 a 16, do Ministério do Trabalho, a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, junto com o SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (onde houver), devem promover todo ano a SIPAT. A intenção é fazer todos os componentes da empresa criarem a consciência da importância da prevenção de acidentes e como cada um pode fazer a sua parte.

Ao longo da semana da SIPAT, uma programação é definida contendo Palestras, Apresentações de Teatro, Intervenções nos setores, avaliações médicas e atividades que visam a reflexão de temas ligados à prevenção de acidentes e cuidados com a saúde.

No artigo QUAIS SÃO OS MELHORES TEMAS PARA SIPAT?, temos algumas sugestões de temas a serem abordados na semana da SIPAT. Em COMO ORGANIZAR UMA SIPAT?, dicas para o planejamento da SIPAT de sua empresa.

Em IDEIAS PARA SIPAT e DICAS DE ATIVIDADES PARA SIPAT, as possibilidades de ações que podem ser feitas ao longo da semana.

Comments are closed.