O QUE SÃO EPIs ?

A explicação de o que são EPIs, está na Norma Regulamentadora nº 6, NR 6, que cita que: “considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. 

Isso quer dizer que alguns acessórios e vestuários específicos, os EPIs, são feitos especialmente para a proteção dos trabalhadores, devem ser usados nas empresas e conservados da melhor maneira possível. Assim, muitos acidentes e doenças podem ser evitados ou minimizados. Muitos setores de empresas podem conter algum risco.

Alguns exemplos de EPIs são: calçados especiais, óculos de proteção, capacete, protetor auricular, respirador, luvas, máscaras, macacão, entre outros. Cada equipamento tem uma função e é indicado para determinadas atividades. Por exemplo: em uma fábrica em que o barulho é intenso, o uso de protetor auricular é profundamente necessário; em locais com poeira, faísca ou fumaça, é preciso usar óculos de proteção e respirador ou máscara; lugares com risco de cair algum objeto e atingir alguém, o uso de capacete é indicado.

Todos os aparelhamentos são disponibilizados pelas empresas e de uso obrigatório a todos os funcionários e visitantes. O objetivo dos EPIs é a proteção e integridade de quem o utiliza. Por isso, tanto os funcionários quanto os responsáveis devem ter a consciência de que o uso do EPI é essencial. Tanto as empresas quanto os trabalhadores saem ganhando.

Cada empresa deve passar por uma avaliação que identifica quais EPIs são necessários, para quais funcionários e em quais áreas. Assim, preserva-se a saúde, o bem estar e a segurança de todos.

Comments are closed.