O QUE É SESMT?

Como muitas pessoas se acidentaram no ambiente de trabalho ao longo da história, O SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é uma equipe de profissionais de saúde e segurança para prevenir acidentes no trabalho e afastamentos. E o que é SESMT? Um grupo de especialistas da área da saúde que tem o objetivo de resguardar a integridade física e a saúde dos funcionários.

SOBRE O PAPEL DO SESMT

É muito importante além de saber o que é o SESMT, sua real relevância nas estruturas de segurança dentro das corporações. É de grande importância te-lo dentro das empresas, pois é uma equipe preparada e destinada a ações que previnem acidentes e cuidam de doenças ocupacionais.

SESMT e SIPAT

Além disso, tem um papel ativo em relação à segurança dos locais de trabalho, organizar planos para que os setores da empresa tenham mais segurança e o SESMT, junto com a CIPA, organiza a SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Propondo atividades e Palestras para SIPAT Online ou SIPAT Presencial.

PROFISSIONAIS QUE COMPÕE O SESMT

Entre os profissionais que compõem estão: Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança, Médicos, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem. De acordo com a Norma Regulamentadora 4, NR 4, todos os profissionais de saúde que compõem o SESMT são especializados em trabalhar dentro da empresa para proporcionar a todos os funcionários assistência médica quando necessária e alertar sobre a prevenção de doenças.

Que empresas que devem te-lo

Não são todas as empresas que possuem o SESMT ou que precisam ter a equipe de profissionais recomendados. Quando é o caso, proporcionam o atendimento aos funcionários com especialistas que realizam esse tipo de trabalho. Por isso verifique junto a subsecretaria de inspeção do Trabalho – SIT, qual o enquadramento da sua empresa, além das necessidades de ter um Serviço especializado de segurança, Saúde e Medicina no Trabalho.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *