JOGOS PARA SIPAT

Uma forma de transmitir os conteúdos da SIPAT e unir os temas a algo divertido e funcional é a realização de Jogos. Algumas ideias de Jogos para SIPAT estão descritas a seguir. São ótimas alternativas para diversificar sua SIPAT convidando todos os funcionários a participarem.

Os Jogos podem ser impressos em papéis e distribuídos a todos os funcionários. Uma boa ideia é colocar um campo para nome completo e setor no topo do papel para saber quantas pessoas estão conseguindo resolver os Jogos e até dar um brinde aos que entregarem tudo completo.

Dicas de Jogos e Dinâmicas para SIPAT

CAÇA PALAVRAS

O Jogo Caça Palavras é impresso em um papel contendo as palavras a serem encontradas e um quadro com as palavras “escondidas”. Os funcionários devem circular com uma caneta ou lápis no quadro as palavras em destaque. Por exemplo:

Palavras:

– SIPAT                                    – SESMT

– Segurança                           – SIPATMA

– Prevenção                           – Saúde

– EPI                                        – Qualidade de Vida

– CIPA                                      – Atenção

Quadro:

QUANTOS OBJETOS TEM NO POTE?

Este é um Jogo visual. Alguns objetos como protetores auriculares, toucas, luvas, EPIs em geral ou qualquer elemento ligado a segurança que caiba em grande quantidade dentro de um recipiente, são colocados dentro de um pote fechado. Este pote pode ser colocado em uma área de convivência onde todos os funcionários tenham acesso, junto com um bloco de papéis e uma urna. Cada pessoa deve colocar no papel seu nome, setor de trabalho para identificação e seu palpite de quantos objetos tem no pote. Os que acertarem, ganham um brinde especial.

FORCA

A Forca deve ser realizada em grupo em um momento reservado para isso. Uma única pessoa sabe a palavra ou frase escolhida. Essa mesma pessoa desenha a forca em um quadro e os campos de uma frase ou palavra a ser adivinhada do lado. Cada participante cita uma letra que acha que pode fazer parte da palavra ou frase. Caso acerte, a letra é colocada nos campos desenhados. Se errar, uma parte do corpo é desenhada na forca. O desafio é acertar a palavra ou frase antes do corpo inteiro se formar na forca.

CONTINUE A FRASE

Em um papel, coloque o início de uma frase ligada a segurança no trabalho e/ou saúde. Distribua os papéis a todos os funcionários. Cada um deve continuar a frase do jeito que achar melhor. As criações mais criativas e consistentes ganham um brinde.

Comments are closed.