EXISTE ALGUM TEMA OBRIGATÓRIO NA SIPAT?

Muitas pessoas se perguntam se existe algum tema obrigatório na SIPAT e acham que sim. Consultando a lei, a Norma Regulamentadora N° 5 (NR5), vemos que não há nada determinando obrigatoriedade. O que acontece é que alguns temas fazem parte das necessidades das empresas em geral.

Por isso, é comum ver SIPATs de empresas diferentes que abordam os mesmos assuntos.

Temas como “segurança no trabalho”, “motivação” e “ergonomia” e “DST” são bastante solicitados pelas empresas, por conta do grande número de afastamento (ou receio de afastamento) de funcionários por lesões ou problemas de saúde. A SIPAT é uma semana de prevenção de acidentes e cuidados com a saúde. Nada como temas que focam justamente no que a empresa precisa! Lembrando que isso não quer dizer que algum tema seja obrigatório na SIPAT.

A NR5 cita: “A CIPA terá por atribuição: … p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS”. Isso quer dizer que uma vez por ano a empresa deve abordar a prevenção da AIDS com campanhas. Algumas empresas aproveitam a semana da SIPAT para já cumprir com essa tarefa também, mas não necessariamente existe a obrigação de ser na SIPAT.

No artigo QUAIS SÃO OS MELHORES TEMAS PARA SIPAT?, temos ótimas sugestões de temas para SIPAT.

Comments are closed.