É PRECISO TER QUANTAS PESSOAS PARA REALIZAR A SIPAT?

Muitas empresas acreditam que é necessário haver um grande número de funcionários para realizar a SIPAT, mas não é pela quantidade de pessoas que descobrimos isso. Então, é preciso ter quantas pessoas para realizar a SIPAT de acordo com as normas da lei?

NÚMERO DE PESSOAS NA SIPAT DE ACORDO COM A LEI

A Norma Regulamentadora nº 05, NR5, não menciona a quantidade de pessoas que uma empresa precisa ter para a realização da SIPAT. Dependendo muito de cada segmento da empresa. A portaria completa pode ser acessado no site do Ministério do Trabalho clicando AQUI.

Quando uma empresa tem a CIPA e possui funcionários registrados, que recebem salário e são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é necessário realizar a SIPAT.

Sendo assim, ao se perguntar quantas pessoas é preciso ter para realizar a SIPAT, lembre-se que toda a empresa que tiver funcionários, poucos ou muitos, deve realizar a SIPAT.

ATIVIDADES PARA SIPAT E NÚMERO DE PESSOAS

De acordo com o número de pessoas, pode-se pensar em atividades adequadas. Teatro e Palestras para SIPAT, quando se espera a participação de um grande público, podem não ser uma boa ideia no caso de pouquíssimos funcionários. Porém, tudo é conversado com a empresa a ser contratada para saber o número mínimo de público que seria necessário e como a atividade é realizada. Pode haver também alternativas como SIPAT online ou SIPAT Virtual, workshops e treinamentos para poucas pessoas.

Algumas ações podem não ser tão apropriadas a um público muito grande. As Intervenções para SIPAT, por exemplo, são mais difíceis de serem realizadas para um grupo de mais de 1.000 pessoas de uma vez. Uma opção melhor seria dividir os funcionários em grupos. Porém, dependendo de como as Intervenções forem planejadas, podem ter a participação de muitas pessoas. Tudo deve ser combinado antecipadamente para que as atividades se adequem às necessidades da empresa.

Por isso, a SIPAT deve ser muito bem planejada e os contratantes precisam conversar cada detalhe com as empresas contratadas para que todas as ações sejam satisfatórias. Caso queira conhecer nossas atividades para SIPAT, clique AQUI.

Comments are closed.