DICAS DE ERGONOMIA PARA ESCRITÓRIOS

Os cuidados com o corpo podem prevenir as chamadas doenças ocupacionais. Muitos funcionários se afastam do trabalho por estarem com alguma doença ligada a esforço corporal, repetição de movimentos e má postura como tendinite, bursite, LER/DORT, entre outros. Separamos algumas dicas de ergonomia para escritórios para ajudar a amenizar a possibilidade de lesões nos funcionários.

Riscos ergonômicos para a Postura

Prestar atenção na postura é essencial! Principalmente os que trabalham utilizando computador, devem manter o pescoço alinhado, não inclinado. As costas precisam se manter apoiadas no encosto da cadeira, os pés apoiados no chão ou em um suporte especialmente feito para isso, a mão alinhada ao antebraço e os ombros relaxados.

Procure não torcer o corpo ao atender o telefone ou pegar algo em uma gaveta.

Dicas de ergonomia para escritórios

Crie o hábito de se alongar por pelo menos cinco minutos de hora em hora. Além de prevenir doenças como tendinite e bursite, alivia o stress. Se possível também realize auto-massagem em regiões que costumam ficar tensas como o pescoço e ombros.

Equipamentos ergonômicos

Proporcionar aos funcionários mesas e cadeiras adequadas, de preferência com regulagem de altura e possibilidade de ajuste, para proteger a coluna de lesões e fazer com que os cotovelos se posicionem na altura da mesa.

Ter suportes para que os monitores fiquem na altura dos olhos e manter o corpo a um braço de distância da tela.

Acessórios para a ergonomia

Todos os acessórios de uso frequente precisam estar em fácil alcance. O conselho é ter um local próprio para materiais de uso corriqueiro como canetas, blocos de papel, telefone, mouse e teclado. É importante frisar sempre que cada um deve manter a organização das próprias mesas.

As luminárias devem estar bem posicionadas para evitar problemas de visão, cansaço e stress.

Ergonomia na SIPAT

Se preocupar com a ergonomia no ambiente de trabalho é benéfico tanto para os funcionários que se cuidam e criam hábitos seguros, quanto para a empresa que investe no bem estar de todos e evita afastamentos. A SIPAT é uma ótima oportunidade de abordar esse tema. Também recomendamos atividades ergonômicas que podem ser realizadas em Palestras para SIPAT Online, ou uma SIPAT Presencial.

Comments are closed.