DICAS DE ALONGAMENTOS PARA FUNCIONÁRIOS

O alongamento é uma prática que se tornou essencial para todas as pessoas, pois é um tipo de exercício corporal que melhora da flexibilidade, previne lesões e proporciona diversas vantagens em relação à saúde para quem o realiza. Os funcionários de sua empresa merecem uma atenção especial com a saúde e o bem estar.

Separamos algumas dicas de alongamentos para que os funcionários possam realizar a qualquer momento do dia, inclusive dentro do ambiente de trabalho. Ao incentivá-los, ajudará tanto nos cuidados com o corpo de cada um quanto na motivação e produtividade da empresa.

DICAS DE ALONGAMENTOS PARA FUNCIONÁRIOS

– ESPREGUIÇAR

Esticar o corpo se espreguiçando já é um alongamento. Tente alongar os braços e as pernas ao mesmo tempo. Entrelace os dedos acima do corpo com os braços estendidos. Esses movimentos são excelentes para a postura!

– PESCOÇO

Dobre o pescoço para frente, para trás e para os lados. Depois, gire o pescoço levemente para a direita e para a esquerda.

– BRAÇOS

Levante um dos braços ao lado da cabeça e o pegue pelo cotovelo. Faça do outro lado também. Cruze um dos braços na frente do peitoral e puxe o cotovelo junto ao tórax com a outra mão. Copie do outro lado.

– OMBROS

Gire os dois ombros para trás algumas vezes e repita rotacionando para frente. Erga os ombros para cima e solta para baixo relaxando. Cruze os dedos atrás das costas e levante os braços suavemente.

– TRONCO

Sente-se com a postura ereta em uma cadeira com encosto. Torça o corpo para um dos lados (mantendo o quadril na cadeira) e segure o encosto da cadeira com as mãos. Repita o movimento com o outro lado do corpo.

– PERNAS

Com as pernas esticadas ou levemente flexionadas, solte o corpo para frente e tente alcançar o chão com as mãos. Volte desenrolando o corpo devagar.

– JOELHO

Segure um joelho com as duas mãos na frente do corpo, na altura da cintura. Faça com o outro joelho também.

Pegue o pé com as duas mãos atrás do corpo dobrando o joelho. Repita do outro lado.

– CALCANHAR

Gire o calcanhar para os dois sentidos. Repita com o outro. Faça um movimento como se quisesse subir uma escada, descendo um calcanhar e levantando o outro.

Obs: O ideal é ficar de 10 a 20 segundos em cada postura.

DICAS COMPLEMENTARES

– Aqueça e alongue o corpo antes de atividades físicas

– Instaure o hábito de se alongar antes de dormir e ao acordar

– Vá a aulas de alongamento

– Preste atenção e escute seu corpo ao se alongar. Não exagere.

– Coloque na sua rotina diária momentos dedicados a se alongar.

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