COMO SUPERAR A NOMOFOBIA?

O QUE É NOMOFOBIA?

Nomofobia vem do inglês “no-mobile-fobia”, que é a fobia de ficar sem celular, há pessoas “viciadas” no uso de celular, mas afinal, como superar a nomofobia? Pois dependemos dos celulares cada vez mais!

Se percebe que a pessoa está “nomofóbica”, quando não consegue desgrudar do celular, o uso é desenfreado e acaba atrapalhando a vida pessoal e profissional. Algumas consequências da Nomofobia são insônia, ansiedade, isolamento social, crise nervosa, alterações de peso, falta de produtividade no trabalho, entre outras.

A DEPENDÊNCIA DIGITAL

Estamos em uma era tecnológica com computadores e celulares que permitem que as pessoas acessem a Internet e diversas funções que os aparelhos possuem. Apesar de Smartphones serem ferramentas multifuncionais incríveis, se tornaram um vício para grande parte da população mundial.

ACIDENTES NO TRABALHO PELO USO DE CELULAR

Outro fator é que as pessoas se colocam em risco por causa do celular. No trânsito, muitos dirigem mexendo no celular e podem sofrer acidentes graves. Sem contar que colocam os pedestres e outros motoristas em situação de perigo.

Os “selfies”, (fotos que a própria pessoa tira dela mesma), se tornaram desafiadores. As pessoas se colocam em risco para terem fotos impressionantes, como no topo de edifícios ou com a cabeça para fora de um carro em movimento. A possibilidade de acidentes é enorme e podem ser até fatais.

SEGURANÇA NO TRABALHO E SUPERAÇÃO DA NOMOFOBIA

Pensando na segurança e no bem estar dos funcionários, as empresas tem abordado o tema Nomofobia na SIPAT. É uma oportunidade de oferecer alternativas para superar o vício em celular. Lembrando que estamos falando do equilíbrio do uso do celular, não para as pessoas nunca mais usarem, afinal nossa empresa inclusive oferece palestras para SIPAT Online e Virtual que podem ser acessadas pelos celulares.

Dicas de como superar a Nomofobia:
  • Estabeleça horários especiais para o uso do smartphone e respeite essa programação.
  • Desligue o celular durante a noite.
  • Afaste o celular de você em momentos que não precisa dele.
  • Saia sem celular quando tiver que ir a algum lugar perto de sua casa.
  • Fique sem acesso à Internet em alguns momentos do dia. Se alguém quiser falar com você, tem a possibilidade de fazer chamadas.
  • Valorize o tempo que passa com a família e os amigos. Comemorações, encontros e vida social sem Smatphone. O uso é liberado somente para fotos e vídeos.
  • Consulte um psicólogo e faça terapia.
  • Não dirigir e usar o celular.

Caso queira conhecer as atividades e Palestras para SIPAT que dispomos, estaremos a disposição para atendê-los.

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