COMO ORGANIZAR UMA SIPAT?

A SIPAT vai acontecer e você é uma das pessoas da organização. O que fazer? Como organizar uma SIPAT? Temos uma proposta de planejamento para SIPAT que pode ajudar, e muito, na hora de preparar a programação de atividades e ações que podem acontecer ao longo da semana.

Primeiro, a Comissão deve estabelecer a semana em que a SIPAT irá ocorrer e quais horários dessa semana podem ser disponibilizados para as atividades. A própria CIPA pode se organizar em relação à divisão de tarefas e quem ficará encarregado de realizar qual função. Se acharem interessante, elejam um membro coordenador que irá propor reuniões, fazer as pautas e receber as propostas dos demais componentes da Comissão.

Depois disso, começa a fase de pesquisar quais ações seriam interessantes para sua empresa. Temos algumas sugestões nos artigos DICAS DE ATIVIDADES PARA SIPAT e IDEIAS PARA SIPAT.

Muitas empresas possuem mais de um tipo de serviço e podem oferecer um pacote de atividades, fazendo com que você resolva a semana toda com uma empresa só. Caso queira serviços distintos, será necessário contratar mais de uma empresa, o que muitas vezes não será um problema.

PLANILHA PARA ORGANIZAR A SIPAT

Uma dica interessante é fazer uma planilha para organizar a SIPAT com as atividades pretendidas.

Dia / HorárioAtividadeEmpresa ContratadaLocal
16.10.2017 – 15h00 às 16h00Teatro – SegurançaNome da EmpresaAuditório
17.10.2017 –10h00 às 15h00Intervenções – ErgonomiaNome da EmpresaSetores
18.10.2017 –10h00 às 12h0015h00 às 16h00Avaliação MédicaTeatro – Direção DefensivaNome da EmpresaNome da EmpresaHall de entradaAuditório
19.10.2017 –10h00 às 17h00Quick Massage (marcar horário)Nome da EmpresaSala 1
20.10.2017 –15h00 às 16h0016h00Palestra Show – MotivaçãoSorteio de BrindesNome da EmpresaAuditório

Na planilha, coloque o que achar que é importante para organizar a semana. O planejamento deve ser feito com antecedência, para que não haja uma sobrecarga de responsabilidades a serem feitas de última hora.

Depois de definir exatamente tudo o que vai ser realizado, todos da Comissão concordarem e a programação for aprovada, faça a divulgação das atividades para que os funcionários saibam tudo o que vai ocorrer e os horários que estarão liberados para participar. Cartazes, e-mails e até Intervenções são boas alternativas para divulgar os eventos.

Em cada atividade, leve uma lista de presença a ser assinada por todos que estiverem presentes. É sempre bom documentar a realização de eventos como esse. Outros registros como fotos e vídeos também são indicados.

Comments are closed.